sexta-feira, 1 de agosto de 2008

LETANTA-TE A VAI A CASA DO OLEIRO

Deus ordenou que Jeremias fosse a casa do oleiro, lá ele observou que o oleiro fazia um vaso de barro, o vaso partiu-se nas mãos do oleiro, o qual o refez, porém diferente do vaso anterior. Está parábola contém varias lições importantes sobre a obra de Deus em nossa vida.
1. NOSSA SUBMISSÃO A DEUS (Jo 12.26)
A fé em Jesus envolve compromisso pessoal submissão espontânea, não forçada estar onde Cristo está, segui-lo, negar –se a si mesmo e tomar a cruz.
Quando nos colocamos em verdadeira condição de submissão a Deus ele molda o nosso caráter e o nosso serviço para Ele, quer dizer Ele nos ensina como trabalharmos para Ele. Quando falta profunda dedicação a Deus da nossa parte, pode estorvar seu propósito original para nossa vida (Jr 18.2). Deus se quiser pode mudar seus planos para nossa vida, fazer dele outro vazo conforme o que parecer bem aos seus olhos (Jr 18.4)
2.1 - NOSSA CONVICÇÃO DE QUE PERMANECEREMOS FIRMES E SEREMOS VITORIOSOS (Lm 4.2).
O povo de Israel se enveredou por caminhos escusos, perdeu sua convicção de povo vitorioso, povo da herança, permitiu que seus inimigos os colocassem como insignificantes, perderam o brilho, deixaram-se escurecerem, na verdade não somos vasos de barro, o oleiro que nos fez queria glorificar, nos revestir de ouro fino e precioso. Temos eu ter convicção que apesar das lutas, o oleiro verdadeiro tem poder para nos revestir seu brilho especial.
Se você perder a gloria de Deus, o Senhor te convida, se o vaso é só de barro desce a olaria o verdadeiro oleiro vai restaurar o vaso e cobri-lo de ouro puro finíssimo que só Ele sabe fazer (Lm 4.1).
2.2 - TEMOS QUE NOS VALORIZAR (Zc 11.13)
O diabo, nosso adversário tem como propósito desvalorizar o vaso, se esquece de que o vaso é de ouro e que o oleiro que o fez, e que nos fez, não tem preço tentaram avaliar Jesus, vende-lo negocia-lo por 30 moedas de prata, mais ele nunca se e vendeu e nem se venderá, Ele é o único e aqueles que se metem a negociar as coisas de Deus sempre acabam mal como Judas. Somos vasos preciosos, o nosso dono é o oleiro verdadeiro, Ele sabe fazer. O preço oferecido por Jesus, dado por ele foi o preço de um escravo (Ex 21.32). Não somos escravos, somos servos enviados dos céus . Geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo real, nação adquirida (2 Pe 2.9). Por intermédio de Jesus Cristo, todo crente é constituído sacerdote para serviço de Deus (Ap 1.6).
2.3 -TEMOS QUE NOS COLOCAR SEMPRE A DISPOSIÇÃO DO SENHOR (Rm 9.21)
Deus pode e tem todo direito de dispor do vaso quando quer. Deus é misericordioso e mesmo quando o vaso se rebela, se desvia, mais arrepende, se levante e vai até a casa do oleiro, o Senhor está pronto para quebrá-lo e cobri-lo de ouro. Basta levantar-se. A parábola do filho pródigo (Lc 15.18), ele é o oleiro, nos os vasos portanto Ele sempre será soberano e nós os servos. Ele o Senhor não tem que dar explicação a ninguém de seus atos. Sabemos que ele nunca se serviria de princípios morais emitentes ao seu próprio caráter Santo para realizar sua vontade. Ele rege pelo seu amor (Jo 3.16) pela sua misericórdia (Sl 25.6), integridade moral e compaixão (Sl 116.5).
Ele é o oleiro nos o barro deleitemo-nos no Senhor (Sl 37.4), descanse no Senhor (Sl 37.7), aquieta –te o teu coração (Sl 46.10) e sabei que ele é Deus.



Nenhum comentário: