
1 – Deserto da Separação.
O deserto da separação de atrair, quando somos separados sinal de que é essa chamada para o deserto, está atração esta nos levando para perto de Deus esta nos separando do mundo e nos aproximando da cruz de Cristo. No deserto somos marcado pelo sofrimento são marcas profundas pela sequidão, somos sujeitos até a perdermos a sensibilidade espiritual, este sinais indicam o ponto da luta material e espiritual (Ex 15.23 Deserto de Mara).
As águas são amargas mais a este confronto Deus nos da a resposta dizendo: “Se ouvires a minha voz e atentares para o que é reto aos meus olhos o lenho pode mudar o sabor das águas”. Faça o uso do lenho e mude o sabor das águas que te cercam. No deserto o crente tem um encontro real com a sua carne, seu próprio eu, estenda o lenho e purifique as águas e saia do deserto, do egocentrismo, do seu próprio eu não mudo, eu sou assim, pronto e acabou.
2 – Deserto do abundância do suprimento da fartura (Ex 15.27)
O povo sai de Mara e entra no deserto de Elim, nele havia doze fontes de água e setenta palmeiras. O povo acampou junto as águas. Queriam água Deus deu, queriam carne Deus deu, maná dos céus, mesmo assim murmuravam na verdade eles não estavam murmurando contra Deus mas sim contrata Moises . talvez Deus tenha te atraído para o deserto para que você saiba valorizar as mínimas e as máximas saiba valorizar a água que tu bebes e a sombra da palmeira que te abriga. Este crente ainda não se encontrou verdadeiramente com Deus.
3 – Deserto do Sinai (Ex 19.1)
Lugar do encontro com Deus, onde Deus fala de reconciliação, restauração, o lugar do estabelecimento de comunhão. O Senhor se refere ao cuidado que Ele tem conosco, nos conduzindo sobre suas asas, como águias, nos trazendo de volta, nos atraindo até o lugar da manifestação da glória de Deus. O monte fumegava, o monte estremece, o monte tremia. Houve trovoes e relâmpagos.