segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Qual a tua ocupação


I. Deus prepara seus servos para o serviço

Para tudo Deus tem um propósito debaixo dos céus, Ele tem métodos diversos de preparação na vida do homem.
Não adianta o homem esconder-se do seu criador, quando Deus tem planos especiais na sua vida, ainda que muitas das vezes nos embrenhemos por caminhos errôneos, Deus usa seus métodos para nos trazer de volta (Jonas 1.8). Começa ali o interrogatório dos homens a Jonas, várias perguntas ao mesmo tempo, uma das tais contém a chave do começo da preparação da parte de Deus na vida de Jonas. Os homens perguntam, e ao mesmo tempo exigem uma resposta. Declara-nos tu agora, que ocupação é a tua?
Ás vezes, para entregarmos alguma mensagem nem precisamos falar como no Salmo 19 “Sem fala, sem linguagem declaramos a glória à magnificência de Deus”. Não era o caso de Jonas naquele momento, sua vida, sua situação não lhe permitia testemunhar sem palavras. Os marinheiros voltam a indagar Jonas perguntando: Qual sua terra? E de que povo és tu? (Jonas 1.8).
Iniciam-se os itens do processo da preparação de Jonas:

1 O Homem na escola de Deus. (cap. 1 .12-17)


Jonas significa pombo, mensageiro entregador de recado, aquele que traz boas novas.
No capitulo 1 e verso 9 ele responde: “eu sou hebreu de Deus, temo ao Senhor, o Deus do céu do mar e da terra seca”. Ele já começa a declarar a que veio e reconhece que esta na escola de Deus.
No verso 12 ele reconhece ser uma pedra bruta necessitando de ser lapidada. Ele disse aos marinheiros: “levantai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará porque eu sei, que por minha causa vos sobreveio essa grande tempestade”. O crente tem que passar pelos bancos da escola de Deus e estar preparado para dar conta da sua ocupação.


A reza é a arquitetada planejada, mas a oração é espontânea de acordo das nossas necessidades.
O profeta não demorou a sentir o peso da impugnação divina, uma violenta tempestade no mar mediterrâneo o levou a revelar-se aos marinheiros, estes por sua vez são obrigados a jogá-lo no mar. Providencialmente Deus prepara o “grande peixe” para salvar-lhe a vida. O capitulo dois revela a oração que Jonas fez em seu cômodo excepcional, arrependido de ter desobedecido, ciente de que ainda não adiantava fugir da presença de Deus, ele reconhece que sua situação é difícil, mas arrependido ele clama ao Senhor reconhece seus erros e promete ser obediente a voz de seu Senhor e no versículo 3 do capitulo 2 ele espera confiante ainda ver o templo da santidade do Senhor.
Quem se arrepende pode ter uma outra oportunidade, uma segunda chance, o capitulo 3 do livro de Jonas e o verso 1 nos revela que quando o homem arrende Deus previdência a válvula de escape.
No capitulo dois e verso dez Deus ordena que o peixe vomite Jonas em terra seca. Jonas tem agora outra oportunidade de cumprir o que Deus lhe ordenará. Cabe aquele que em suas mãos tem “o poder” de colocar a igreja e seus adeptos sobe o despertamento do Senhor, ter a sabedoria para propor ao povo a santificação (Js 3.6). A atitude daquele povo, sua conclamação ao jejum e aquela consagração passaram para os anais da história, com um dos mais notáveis despertamento espirituais registrado na palavra de Deus, homens, crianças e animais todos tiveram que jejuar.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

A Unção na vida da Mulher Cristã

  • A unção da na vida da mulher mediante a sociedade: existe nos dias de hoje uma constante procura por excelência de qualidade, tanto na estética, como também um interesse pelas novidades. As pessoas dão mais valor as coisas e pessoas bonitas, já não se preocupam com o interior, nos preocupamos de não usarmos as mesmas roupas e os mesmos sapatos, muitos até usam esta expressão “repetir jamais”. A sociedade atual se preocupa mais com a aparência, do que as gerações anteriores, e isto não ocorrem somente lá fora, este mal que acomete a muitos, já chegou até nós. Conhecer, satisfazer as tendências e as preferências atuais passou infelizmente a ter preferência na vida de muitos, ser chique passou a ser papel fundamental na vida de servas de Deus diante da sociedade.
    Mais a sociedade atual esta gemendo, ansiando por alguém que tenha um teor especial, um gosto diferente. E é ai que a mulher de Deus cheia de unção entra em ação. Débora tinha unção de Deus (Jz 4.9). O Senhor honrou a Débora, profetiza, mulher de Lapidote (Jz 4.4) capacitou para receber mensagens da parte de Deus e a comunicar ao povo, a sociedade. A profunda comunhão que Débora tinha com Deus, conferiu-lhe grande influencia entre seus compatriotas (Jz 4.8). A diferença, o desprezo que os judeus tinham pelas mulheres, e que muitos nos dias atuais também persistem em continuar agindo da mesma forma, caem por terra pela palavra de Deus, quando o Senhor permite que um homem, Baraque desejasse a companhia de Débora chegando a exigir, “não irei só, enfrentar o inimigo quero sua companhia”.
    E imprescindível que Deus esteja a nossa frente em tudo, hoje a mulher cristã convive diretamente, inteiramente na sociedade, e para tal desempenho ela necessita ter:

    a) Credibilidade – isto implica respeito carisma (carisma no falar, no ouvir, no gesticular, no sorrir, ter vida, ter unção). Credibilidade é ter credito, quando você fala as pessoas acreditam, “é aquela mulher que falou, a nela eu acredito ela tem palavra”.

    b) Aparência - existe um dilema muito grande no nosso meio, com relação aos adornos (I Pe 3.3-6; I Tm 2.9-10), e indiscutível o zelo, o cuidado com a palavra de Deus. Deixar de zelar pela palavra, se estribando que estamos no século XXI, ano de 2005 e as coisas são diferente, esta completamente errada, é obvio, a palavra não muda, ela é de Deus, e permanece para sempre, nunca como mulheres ungidas podemos desprezar os ensinamentos Bíblicos, removermos os marcos antigos.

    Muitos dizem que estes versículos estão condicionados há um tempo que já passou e portanto não se aplicam aos dias de hoje, outros dizem que estas palavras são literais e como tal devemos levar ao pé da letra. Deus não deixa duvidas, a mulher sábia é aquela que tem unção de Deus (se não tem peça a Deus, busque Ele te dá), saberá ter equilíbrio na sociedade sem extrapolar. Quando Paulo e Pedro citavam sobre os adornos pelas mulheres, creio eu, que ele queria chamar a nossa atenção para o verdadeiro adorno, o mais valioso, o mais legitimo, o adorno interno. É isto que a sociedade precisa: que você mulher cristã mostre o seu adorno interno, a unção de Deus na sua vida.
  • falar e ser ouvida,
  • ato ou efeito de zela de si próprio,